IMD e NEOEnergia dão início a projeto de Célula de Inovação Tecnológica

Evento na sede da empresa marcou implementação de projeto acadêmico feito em parceria com Instituto
13-04-2022 / ASCOM
Inovação PD&I

O início da implementação do projeto acadêmico “Célula de Inovação Tecnológica – NEOEnergia”, realizado em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi marcado, nesta semana, por um encontro no prédio da filial da Neoenergia no Rio Grande do Norte, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern).

O projeto vai funcionar por meio de um laboratório de inovação, voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender demandas do cotidiano da Cosern Neoenergia. Fazem parte da equipe três professores do IMD, um pesquisador convidado e 10 estudantes bolsistas das áreas de desenvolvimento de software, Ciência de Dados e Design.

Com a presença do presidente da Companhia, Márcio Vasconcelos, e de vários superintendentes da empresa no estado e de outros lugares do país, o evento funcionou de modo que a equipe do projeto conhecesse melhor a sede da Cosern Neoenergia e tomasse conhecimento de outras ações implementadas na área de inovação.

A coordenadora do projeto acadêmico, professora Anna Giselle, conta que a ideia da parceria começou a ser esboçada a partir de um hackathon realizado em 2019 no IMD, em parceria com a empresa. Esse evento consistiu em uma competição entre estudantes da universidade em uma “maratona” interdisciplinar, que tinha como objetivo desenvolver projetos relacionados à energia eólica e à distribuição de energia elétrica, através da criação de aplicativos e protótipos funcionais.

Além de Anna Giselle, também esteve presente no evento da Cosern Neoenergia, representando o IMD, o seu diretor projetos, professor Jair Leite, e toda a equipe que compõe a “Célula de Inovação Tecnológica – NEOEnergia”, o que abrange os 10 bolsistas do projeto e os docentes da UFRN Leonardo Bezerra e Nelson de Oliveira, além do pesquisador convidado Cesimar Dias, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).