Mais de 67% dos alunos de TI do IMD conseguem emprego antes da colação de grau

Pesquisa reúne dados de 34 novos profissionais de TI formados na última sexta-feira (29)
03-05-2022 / ASCOM
Colação Formação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) comemorou, na última semana, a colação de grau de 40 alunos de seu Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). A ocasião, além marcar uma importante conquista acadêmica, também permitiu ao Instituto comemorar uma conquista de cunho profissional: 67,6% de seus egressos já estavam empregados ao terminarem o curso.

O dado é resultado de uma enquete on-line feita pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) do IMD, a qual teve o intuito de acompanhar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e entender quais são os próximos passos para esses novos profissionais de TI.

Segundo a pesquisa – respondida por 34 alunos de TI que se formaram neste semestre –, a maioria dos egressos está empregada em empresas de tecnologia (64,7%) e apenas um respondente afirmou atuar fora da área.

“A tecnologia é uma área com alto índice de empregabilidade hoje em dia. Isso aconteceu especialmente após a pandemia de Covid-19, quando muitas empresas precisaram usar a TI para sobreviver no contexto em que vivemos”, comentou o professor Ivonildo Rêgo, diretor geral do IMD, sem seu discurso na colação de grau.

Um caso de empregabilidade em TI é o do bacharel Wellington Costa. Formado no Curso Técnico do IMD, o egresso conta que o seu ingresso no mercado aconteceu paulatinamente, por meio de estágios e projetos tecnológicos do Instituto.

“Foi um processo de aprendizado contínuo. Comecei como bolsista de apoio técnico, depois tive a oportunidade trabalhar com desenvolvimento. Os cursos do IMD também me proporcionaram esse contato com programação e algumas disciplinas nos inseriram em projetos nos quais professores nos incentivavam a seguir na carreira”, conta Costa.

Outro dado levantado pela pesquisa versa sobre a exportação de mão de obra para outros estados do Brasil. Do número de respondentes que afirmaram estar empregados, a maioria mantém vínculo com instituições de outros estados do país (44,1%) e 23,5% dos egressos atua no Rio Grande do Norte.

Um exemplo disso é o da bacharela em TI Bruna Hellen de Castro, que atua como desenvolvedora em uma empresa mineira especializada em sistemas de gestão para planos de saúde.

“Durante o curso, estagiei na área e, quando fui me aproximando do período de colar grau, passei a tentar opções de emprego. O Instituto ajudou muito com conhecimento técnico e a convivência com os colegas também foi muito positiva, o que me auxiliou no direcionamento de carreira”, comenta Castro.

A pesquisa também revelou que 20% dos egressos afirmaram ser bolsistas de projetos acadêmicos remunerados do IMD e que 65,7% dos novos profissionais já estão cursando, ou pretendem cursar em breve, uma nova graduação ou pós-graduação em TI.

Esse é o caso de Mateus de Andrade Silva, ex-aluno do BTI que agora está na pós-graduação de residência em TI junto à Justiça Federal do RN. “É uma forma de me especializar, conseguir mais experiências para entrar de fato no mercado. Com a residência, a gente acaba pondo em prática tudo o que aprendemos na graduação”, comenta Silva.

Colação

O IMD celebrou, na noite da última sexta-feira (29), a colação de grau de 40 formandos do BTI. A cerimônia, que aconteceu no auditório da Reitoria da UFRN, reuniu alunos, professores, familiares e amigos para um momento solene que marcou o final de um ciclo de formação acadêmica marcado por desafios e conquistas.

Em seu discurso, a professora Isabel Dillmann, paraninfa da turma “200 Ok”, fez memória dos momentos de dificuldade e de alegria vividos pelos egressos durante a graduação e enfatizou a importância do trabalho em equipe. “Não se esqueçam dos colegas de vocês. Se olharem ao redor, vocês vão sentir orgulho da pessoa que está sentada ao seu lado e, agora, todos nós somos colegas de profissão”, comentou a docente.

A docente também chamou atenção para a importância do ingresso de mais mulheres na profissão de TI e enfatizou o orgulho que os egressos devem sentir por terem estudado em uma universidade pública e acessível a todos.

Além de Isabel Dillmann e do professor Ivonildo Rêgo, compuseram a mesa Daniel Sabino, diretor de ensino do IMD, Rafaela Horacina, coordenadora do BTI, e o professor Ivanovitch Silva, patrono da turma.