Residência em TI do IMD realiza aula inaugural da sua 1ª turma junto ao TST

Encontro aconteceu em formato remoto. Solenidade marcou o início da parceria entre IMD e TST
04-07-2022 / ASCOM
TI Residência

O programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizou, nesta sexta-feira (1), a aula inaugural de sua primeira turma em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O evento recepcionou os 12 novos alunos da residência, que terão, semanalmente, aulas on-line e presenciais e desenvolverão remotamente as demandas da sede do órgão, situada em Brasília.

A solenidade, que foi realizada de forma remota, contou com a presença do diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, do juiz auxiliar da presidência do TST, Luciano Athayde Chaves, e do Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST, Fabiano Lima.

Além deles, participaram da aula os professores do IMD Iris Pimenta, coordenadora da turma, Gustavo Leitão, Danilo Curvelo e os servidores Welligton Samuel da Silva e Paulo Penna, ambos do TST e que trabalharão em parceria com o IMD.

Sucesso

Na abertura, o professor José Ivonildo do Rêgo agradeceu a toda equipe do TST e do Instituto por fazer a parceria acontecer, ressaltando o modelo de sucesso que é a Residência em TI e sua importância para os órgãos e para a formação profissional dos alunos.

“A turma do TST está sendo firmada em cima de um histórico bem sucedido de mais de uma dezena de turmas de residência. Isso significa dizer que vai ser bom tanto para o TST como para os alunos. Estamos fazendo algo que funciona bem e tenho certeza que os alunos irão aproveitar e gostar da experiência”, ressaltou o diretor.

Inovações

Já o juiz auxiliar da presidência do TST, Luciano Athayde Chaves, agradeceu o apoio do IMD e os alunos que se inscreveram no programa. Para ele, a residência trará muitos ganhos para o órgão e a parceria mostra que o Tribunal está aberto para as inovações e ideias vindas das Universidades.

O Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST, Fabiano Lima, por sua vez, apresentou as mudanças realizadas na área de tecnologia do Tribunal e ressaltou a importância da parceria para a realização de um trabalho mais ágil no órgão de justiça.

“As demandas de TI são, as vezes, superiores às nossas capacidades de entrega, então temos que fazer escolhas bem feitas. A melhor escolha que o nosso plano de trabalho fez foi firmar a parceria com o Instituto Metrópole Digital”, ressaltou.

Por fim, a professora Iris Pimenta explicou os objetivos do curso, bem como sua estrutura curricular, e apresentou aos alunos o restante da equipe que trabalhará diretamente com a turma: os professores do IMD e o servidores do TST.

No encerramento do evento, os alunos puderam falar sobre suas expectativas para o início das atividades.

“Estou ansioso para começar e poder ajudar e aprender o máximo possível”, afirmou Iramar Ferreira, mestre em Ciência da Computação, que decidiu participar da residência em busca de experiência na área de desenvolvimento.

Residência

O programa de Residência em TI é uma iniciativa de pós-graduação lato sensu com duração de 18 meses e carga horária dividida entre atividades práticas e teóricas.

Além do TST, o IMD também mantém parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD/RN).

Mais informações podem ser conferidas no link.