Programas de ensino do IMD encerram inscrições até o final de julho

Ensino técnico, complementar e pós-graduações somam, juntos, mais de 1,3 mil vagas
05-07-2022 / ASCOM
Processo Seletivo Curso

Julho encerrará o ingresso para quatro iniciativas de ensino do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Até o final deste mês, o IMD seguirá ofertando mais de 1,3 mil vagas, distribuídas entre programas de ensino técnico, complementar para profissionais graduados e duas pós-graduações.

Uma dessas iniciativas é o Programa de Estudos Secundário (PES). Ação que oferece formação gratuita em diferentes temas ligados à tecnologia, o PES terá inscrições abertas até o próximo dia 10.

Também encerram-se no dia 10 deste mês as inscrições para a Especialização em Metodologias Ativas em Aprendizagem (EMAA). Com mais de 500 vagas abertas para todo o Brasil, a especialização acontecerá a distância e visa formar educadores e profissionais da área de Ensino no modelo de Educação 4.0.

Já para a formação técnica, o IMD está com 790 vagas abertas para seus Cursos Técnicos em TI. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de julho e as vagas são distribuídas entre Natal e o interior do RN (Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros).

Por fim, até o dia 27 deste mês, o IMD recebe inscrições para o seu programa de Residência em TI junto ao Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCM-RJ). O cadastro para a nova turma começou nesta última terça-feira (5) e o programa oferece nove vagas, no formato remoto e com remunerações de R$ 3 mil.

PES

Enquadrado na categoria de cursos sequenciais, previsto pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, o PES oferece aos participantes formações pontuais e específicas em diversas áreas de tecnologia, com 300 a 360 horas de aprendizagem.

Pode participar do programa qualquer pessoa que já tenha diploma de curso superior ou que esteja matriculada em graduação que não seja da UFRN. O cadastro pode ser feito neste link (buscar por “estudos secundários”).

Metodologias ativas

Das 500 vagas oferecidas pela nova pós-graduação do IMD, 450 são abertas ao público externo e 50 são para capacitação interna da UFRN. A Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem pode ser feita por qualquer pessoa do país ou do mundo, desde que tenha documento de identidade (CPF ou passaporte).

“Um dos diferenciais da EMAA é o seu viés prático, que estimulará os cursistas a colocarem ‘a mão na massa’, aplicando as metodologias ativas no seu dia a dia”, comenta Charles Madeira.

As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (buscar por “Metodologias Ativas”). Mais informações podem ser conferidas na playlist.

Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos acontecem de modo semipresencial e contam com uma grade curricular com carga horária variável, entre 1 mil e 1,2 mil horas, organizadas nos eixos de informação e comunicação.

Os alunos selecionados atuarão em cinco áreas diferentes de conhecimento: Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet e Redes de Computadores.

Residência em TI

Inspirada no modelo das residências médicas, o Programa de Residência em TI do IMD tem por objetivo oferecer formação prática e teórica para profissionais da área de TI e, para isso, conta com atividades de capacitação e vivência profissional em um ambiente real de desenvolvimento.

A proposta acadêmica do Programa prevê a realização de 12 disciplinas, que se dividem em quatro componentes do núcleo comum (formação básica) e oito do núcleo especializado em desenvolvimento de software, totalizando uma carga horária de 360 horas.