RNP promove workshop on-line para debater tecnologias de redes

Evento acontece nos dias 28 e 29 de julho. Inscrições já estão abertas
11-07-2022 / ASCOM
Evento TI

Em parceria com o Núcleo de Redes Avançadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com o Ponto de Presença do Rio Grande do Norte (PoP-RN), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará, nos dias 28 e 29 de julho, mais uma edição do Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RN (WTR).

Neste ano, o evento contará com palestras e minicursos nas áreas de segurança da informação, ambientes em nuvem e redes de computadores. Para isso, o WTR acontecerá no formato on-line e terá como público-alvo gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições de ensino e pesquisa do estado.

Aos participantes, o workshop oferecerá certificado de 6h e será realizado através da plataforma de Conferência WEB da RNP, com transmissão pelo Eduplay. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas acessando o site do WTR.

Programação

A programação para os dois dias de evento conta com minicursos que abordarão questões práticas acerca do ataque e defesa em aplicações web e testes de intrusão em redes TCP/IP.

Além disso, serão realizadas palestras sobre a rede eduroam (education roaming), testes de invasão, Infovia Potiguar, aspectos de cibersegurança da rede da UFRN, entre outros temas.

A programação completa pode ser conferida aqui.

RNP

Parceria do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a RNP é vinculada e mantida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com os Ministérios da Educação (MEC), do Turismo e Saúde (MS) e da Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

Pioneira na disponibilização de internet no Brasil, a RNP é responsável por planejar, operar e manter a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho.

Com pontos de presença em 27 unidades da federação, a rede atende mais de 1,1 mil campi e unidades de instituições de ensino, pesquisa e saúde em todo o país, beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários.

Já o Ponto de Presença da RNP (PoP/RN) é o provedor de serviços de conectividade à internet que atua no espaço geográfico do Rio Grande do Norte. Um de seus principais serviços é a Rede Giga Natal, responsável por interligar as instituições de pesquisa e ensino superior localizadas na região metropolitana de Natal.