Smart Metropolis é premiado por artigo em evento internacional

Paper do doutorando Arthur Souza foi apresentado na conferência acadêmica IEEE Cloud 2022
22-07-2022 / ASCOM
Smart Metropolis Premiação


O projeto Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), recebeu o prêmio de melhor artigo de estudante na 14ª Conferência Internacional de Computação em Nuvem (IEEE CLOUD 2022, na sigla em inglês), que aconteceu neste mês de julho na cidade de Barcelona (Espanha).    


O artigo premiado tem como título “SAPPARCHI: an Osmotic Platform to Execute Scalable Applications on Smart City Environments e é de autoria do aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Arthur Souza, em colaboração com os professores Nélio Cacho, Thaís Batista e Rajiv Ranjan (Newcastle University, no Reino Unido).

O trabalho é resultado do doutoramento de Arthur Souza no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) por meio de projeto  desenvolvido no âmbito do Programa Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Plataforma

O trabalho apresenta a plataforma de middleware SAPPARCHI, responsável por executar aplicações nos múltiplos níveis computacionais presentes no ambiente das Cidades Inteligentes. Fazendo uso de uma abordagem de computação osmótica para equalização dos fluxos de trabalho, a plataforma permite uma melhora na quantidade total de requisições processadas e um aumento na taxa de processamento por segundo das aplicações quando comparada a abordagens tradicionalmente utilizadas atualmente.      

Para o professor Nélio Cacho, colaborador do artigo e vice-diretor do Smart Metropolis, a importância do conhecimento produzido pela SAPPARCHI está na comprovação de que o uso da computação osmótica pode promover a escalabilidade das aplicações no contexto de Cidades Inteligentes.        

A premiação é a nona recebida pelo Smart Metropolis e a primeira na IEEE Cloud. “Por ser uma conferência extremamente relevante na área de Cloud Computing, esta premiação é ainda mais valiosa. A obtenção desse prêmio é importante para reafirmar a qualidade e excelência do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores no projeto Smart Metropolis”, afirma Nélio Cacho.   

A conferência     

A IEEE Cloud é um renomado evento internacional que permite aos pesquisadores e profissionais do setor compartilhar os últimos avanços da computação em nuvem, identificar tópicos de pesquisa emergentes e definir o futuro da tecnologia.   


O Smart Metropolis é um projeto de pesquisa da UFRN, desenvolvido no Instituto Metrópole Digital (IMD), que busca criar soluções no contexto das Cidades Inteligentes. Para isso, conta com pesquisadores e profissionais com experiências teóricas e práticas em áreas como Ciência da Computação, Engenharias e Ciências Sociais.