SBGames encerra dia 31 submissões para exposição e concurso de teses

Iniciativas divulgam trabalhos científicos e expositivos sobre a temática de jogos
25-07-2022 / ASCOM
Evento Games

Encerram-se no próximo dia 31 as submissões de trabalhos para o Concurso de Teses e Dissertações (CTD) e para exposição “Jogos & Equidade, Diversidade e Inclusão” (JEDI) do 21º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022), que acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos dias 24 a 28 de outubro.

Voltadas para pesquisadores e entusiastas da área de jogos digitais, as iniciativas fazem parte de uma programação composta por atrações voltadas a públicos diversos. O CTD, por exemplo, promove uma premiação de trabalhos de mestrado e doutorado que abordam a temática dos jogos e que foram defendidos em 2021.

Já o JEDI recebe trabalhos, debates e exposições sobre temáticas de diversidade e assuntos inusitados relacionados a jogos digitais e não digitais.

Maior evento científico na área de games e entretenimento digital do Brasil e da América Latina, o SBGames também contará com uma série de outras atividades destinadas a públicos distintos.

São exemplo disso o Festival de Jogos – concurso e amostra nacional de jogos digitais produzidos em todo o País –, o Festival de Artes, entre outras. Toda a programação pode ser conferida no link.

Comunidade

Embora seja considerado um evento científico – qualificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES) –, o SBGames também se consolida como um evento de inclusão da sociedade externa, contando com uma série de atividades complementares que acabam aproximando outros públicos à comunidade científica.

Segundo Charles Madeira, professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e coordenador geral do SBGames 2022, as expectativas para essa edição são as melhores, visto que o encontro marcará a retomada do Simpósio ao formato presencial (nos últimos dois anos, o evento aconteceu on-line devido à pandemia de Covid-19).

“Esperamos que este ano a demanda reprimida se apresente e que o evento volte a ter o mesmo alcance dos anos não pandêmicos”, declara o professor.

Para isso, o SBGames 2022 ocorrerá de forma conjunta com o 35º Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens – o SIBGRAPI – e com o 24º Simpósio de Realidade Virtual Aumentada (SVR). Juntos, os encontros devem ultrapassar a marca dos mil participantes durante os cinco dias de programação.

O encontro é promovido anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).