Professora do IMD apresenta jogo digital para idosos em evento

Projeto de aluna do PPgITE será apresentado em live neste sábado (3)
02-09-2022 / ASCOM
Evento PPGITE

A professora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) Isabel Dilmann apresentará amanhã (3), durante live do Itaú Viver Mais e do Portal do Envelhecimento, o jogo “Pense Mais”. O game digital foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e é voltado ao letramento e desenvolvimento cognitivo da pessoa idosa.

A apresentação, que vai acontecer às 15h30 no YouTube, abordará o tema “Educação Digital e Pensamento Computacional” e contará com a apresentação de projetos aprovados no certame “Envelhecer com Futuro 2021”, edital de fomento voltado à educação digital para idosos, também promovido pelo Itaú Viver Mais em parceria com o Portal do Envelhecimento.

Além do game “Pense Mais”, serão apresentados outros dois projetos, que, ao longo deste ano, foram conduzidos por Wanderson Quinto, diretor educacional da Lobato, e Cíntia Liesenberg, docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP).

Jogo

O “Pense Mais” foi desenvolvido com o propósito de treinar as funções executivas da pessoa idosa, como atenção, concentração, percepção, execução, controle, dentre outras, através de tarefas padronizadas com recursos digitais, como vídeos e imagens.

A metodologia do game utiliza os quatro pilares do PC: decomposição (que divide os problemas em partes menores para facilitar a resolução); reconhecimento de padrões; abstração (que filtra e classifica os dados recebidos de acordo com sua importância); e algoritmo (define passos e regras para resolver um problema).

Baseado na pesquisa de mestrado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPGITE) Andressa Kroeff, o projeto teve a orientação da professora Isabel Nunes e a participação do desenvolvedor e aluno de graduação Marcos Miranda.

A previsão é que o jogo esteja disponível para download a partir de novembro através da Play Store.