Apuena Gomes conquista título de primeira professora titular do IMD

Docente atua na UFRN há 16 anos e acompanhou criação e desenvolvimento do Metrópole Digital
14-09-2022 / ASCOM
UFRN Docência

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) comemora nesta semana a conquista de sua primeira professora a alcançar o posto de docente titular. Apuena Vieira Gomes é professora da UFRN há 16 anos e, na tarde da última segunda-feira (12), apresentou o seu memorial de atividades acadêmicas para pleitear o recebimento do título.

A apresentação, que aconteceu no auditório do IMD às 14h, contou com uma banca examinadora composta por outros professores titulares – dentre eles, o diretor geral do IMD, Ivonildo Rêgo. O resultado foi a aprovação do documento, o que garantiu a progressão de Apuena Gomes ao mais alto nível da carreira de magistério da Universidade.

Segundo a docente, a conquista do título é um passo representativo. “É um reconhecimento do meu trabalho e é muito gratificante saber que eu atingi todos os pontos necessários para me tornar professora titular”, comemora Apuena Gomes.

A docente ingressou na UFRN em 2006, ocupando uma das primeiras vagas de professor na área de Ensino a Distância. Posteriormente, Gomes foi transferida para o Centro de Educação e, de lá, ocupou o primeiro cargo de professora do IMD. “Acompanhei a transição do IMD, de projeto para unidade acadêmica especializada”, conta a docente.

Titular

Na UFRN, um docente torna-se titular após progredir até o último nível do seu plano de cargos e carreiras. Ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e atividades administrativas também são avaliadas por comissão, formada por um membro interno da universidade e três representantes externos.

Na apresentação do memorial de Apuena Gomes, estiveram presentes colaboradores do IMD, amigos e familiares da docente. “O mais desafiador foi a elaboração do memorial. Foi bem emocionante resgatar todas as ações feitas ao longo desses anos e apresentá-las à banca e à comunidade em geral”, conta a professora.

Atualmente, o IMD conta com um corpo docente composto por 57 professores, sendo 51 efetivos e seis substitutos.