Nuplam realiza seu I Workshop de TI

Encontro será nos dias 10 e 11, no IMD, e irá mostrar as soluções tecnológicas empregadas na unidade
07-11-2022 / ASCOM
Tecnologia

O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) realiza na próxima quinta e sexta-feira (dias 10 e 11/11) o “I Workshop de T.I. do Nuplam”. O encontro será no Instituto Metrópole Digital (IMD), na sala B205, e as inscrições se encontram abertas a partir de hoje, podendo ser realizadas através de
formulário eletrônico.

O evento é voltado para estudantes e profissionais da área de T.I. e contará com palestras sobre tecnologias utilizadas nos projetos de desenvolvimento de software dentro do NUPLAM. “O objetivo é disseminar o conhecimento das tecnologias de TI utilizadas nas soluções do Nuplam”, resume o professor Heitor Florêncio, organizador do workshop.

Algumas das apresentações serão sobre soluções com tecnologias de desenvolvimento com React, arquitetura de microsserviços, troca de mensagens com RabbitMQ, visão geral de Docker e desenvolvimento de aplicações com Raspberry Pi.

O Nuplam é uma unidade suplementar, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como objetivo desempenhar atividades de unidade fabril, para produção de medicamentos, e suporte ao ensino, pesquisa e extensão na área de ciências farmacêuticas.

Desde 2018 que o Nuplam vem realizando parcerias com o IMD com o objetivo de digitalizar o seu funcionamento. A primeira delas se constituiu numa turma da Residência em TI do Instituto, que funcionou dentro da unidade.

A turma foi concluída em julho de 2020 e resultou na criação do SigNuplam, um sistema integrado de gestão que reúne os dados de produção, manutenção, almoxarifado, controle de qualidade, de contratos e informatiza os processos de trabalho. O desenvolvimento desse sistema continuou, ainda em parceria com o IMD, através do projeto em andamento Nuplam 4,0, coordenado pelo professor Heitor Florêncio.