IMD sedia evento “Literatura e Direito: diálogos possíveis”, do MP/RN

Iniciativa aconteceu hoje e discutiu temática do assédio a partir de obra de Lygia Fagundes Telles
05-05-2023 / ASCOM
UFRN

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou hoje (5) a mais recente edição do evento “Literatura e Direito: diálogos possíveis”, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN). A mesa de abertura contou com a participação, dentre outros, da procuradora geral de Justiça do estado, Elaine Cardoso, da pró-reitora de gestão de pessoas da UFRN, Miriam Dantas, e do diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, dentre outros.

O evento, que aconteceu no auditório B-206 do IMD, teve o objetivo de discutir o assédio a partir da perspectiva da obra “Venha ver o pôr do Sol”, da escritora Lygia Fagundes Telles. Para isso, contou com a participação de uma mesa redonda composta pelo promotor de justiça e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP, Erickson Girley, e pela promotora de justiça na defesa da mulher vítima de violência, Érica Canuto, entre outros convidados.

O diretor geral do IMD/UFRN, professor Ivonildo Rêgo, iniciou o evento ressaltando a importância da universidade na propagação de debates e ideias. Segundo ele, “o ambiente acadêmico é um dos lugares mais importantes para promover discussões desse tipo, gerando cultura e consenso numa pauta tão importante, uma pauta civilizatória”.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, por sua vez, comentou sobre avanços legais na área. “Temos agora pela primeira vez uma lei que trata especificamente sobre essa questão. Trata-se da lei 14.540, que inclui um programa de enfrentamento ao assédio sexual e os demais crimes contra a dignidade sexual no ambiente da administração pública federal, e isso inclui a universidade”, destacou ela.

Além do próprio IMD, a iniciativa do Ministério Público contou com o apoio da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN), da startup de liderança feminina Atena Jobs, além da Assessoria Técnica de Editoração (ATE) e do Setor Técnico Pedagógico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), ambos vinculados ao MP/RN.