Metrópole Parque acompanha tendências de inovação em visita ao Vale do Silício

Missão técnica conta com visitas a empresas, museus e polos de empreendedorismo da Califórnia
17-05-2023 / ASCOM
Visita Inovação

No intuito de ampliar conexões e acompanhar as principais tendências mundiais de inovação e empreendedorismo, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), por meio de seu diretor Rodrigo Romão, está, nesta semana, participando de uma missão técnica do Sebrae ao Vale do Silício, principal polo de desenvolvimento tecnológico do mundo, situado em São Francisco, Califórnia (EUA).

Com um total de 18 participantes, a expedição prevê a visita a empresas tecnológicas de amplitude global e organizações de ensino e pesquisa que são referência no quesito de empreendedorismo, inovação, Tecnologia da Informação (TI) e comunicação.

Segundo Rodrigo Romão, o propósito da participação do Metrópole Parque na visita é firmar possíveis parcerias com diferentes instituições e empresas.

“Estamos na fase de internacionalização do Parque, o que faz dessa experiência uma oportunidade para ampliarmos conexões. Também é interessante para conhecermos de perto as boas práticas de inovação, entender como isso funciona no Vale do Silício e pensarmos no que podemos trazer para Natal”, comenta Romão.

Além do diretor, participam da missão técnica o CEO da startup WayABA, Assis Barbosa, e a professora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) Anna Giselle Rodrigues.

Roteiro

Iniciada na última segunda-feira (15), a missão técnica ao Vale do Silício e imediações conta com um roteiro diverso, composto por visitas a locais como universidades, centros de empreendedorismo, museus, sedes empresariais, entre outros.

Até o momento, os participantes já conheceram, dentre outros pontos, a Escola de Administração HAAS School of Business, da Universidade de Berkeley, e a Plug & Play Tech Center – centro de incubação onde nasceram negócios como o Dropbox e o PayPal.

“Foi uma experiência bastante interessante. Dentro da universidade há uma aceleradora de startups e vimos como funciona sua estrutura, os cursos e as diferentes iniciativas de negócios”, conta Romão.

Prevista para acontecer até o dia 20 deste mês, a viagem também cobre lugares como a sede do Google, os museus da Intel e da História do Computador, o Centro de Visitas Apple Park, Universidade de Stanford e o ambiente de co-working da Amazon (Amazon Loft).

As garagens onde foram iniciados os primeiros trabalhos das empresas HP e Apple também estão no roteiro e, nesta quarta-feira (17), a comitiva participa de um evento sobre transformação digital, em Santa Clara, cidade da Califórnia.

"Viemos em um grupo bem diversificado de empresários, startups e academia e estamos visitando diferentes lugares para sentir e conhecer o ecossistema do Vale do Silício. A experiência tem sido incrível", conta a docente Anna Giselle Rodrigues.

Inovação

A principal proposta do Sebrae com a missão técnica é promover uma imersão dos participantes em contextos de grande inovação. Alguns dos ambientes, inclusive, são apresentados por potiguares que residem na Califórnia e que hoje atuam com projetos e organizações inovadoras.

Uma delas é Beatriz Cunha, potiguar que hoje segue carreira acadêmica em Ciência da Computação na Universidade de Standford, uma das melhores do mundo. Ainda no RN, Cunha participou do programa Talento Metrópole – iniciativa do IMD especializada na formação de jovens com altas habilidades / superdotação em TI.

Outro anfitrião dos visitantes é o potiguar Pedro Moura, palestrante e empreendedor que recepcionou os visitantes na Universidade de Berkeley e que hoje atua como co-fundador da Flourish FI, empresa tecnológica da área de finanças.