Docente da UFRN é eleita presidente da Sociedade Brasileira de Computação

Professora Thaís Batista é coordenadora de núcleo de pesquisa do IMD e docente do DIMAp
23-06-2023 / ASCOM
SETE

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Thaís Vasconcelos Batista foi eleita nesta semana presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ela é coordenadora do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp).

A chapa única encabeçada pela professora Thaís Batista recebeu os votos de 746 associados da SBC, de um universo de 791 votantes. Realizada através de sistema eletrônico de votação on-line, a eleição aconteceu entre 30 de maio e 21 junho, quando foi apurado o resultado através de transmissão ao vivo no canal do Youtube da Sociedade Brasileira de Computação.

A posse da nova diretoria da Sociedade vai acontecer no seu congresso nacional deste ano, que se dará em agosto e será sediado pela cidade de João Pessoa (PB).

A docente ressalta que esta será a primeira vez que a SBC terá uma mulher da região Nordeste em sua presidência. Anteriormente, a entidade havia tido apenas uma outra profissional exercendo a função, oriunda do estado de São Paulo. Comentando a importância do fato, Thaís Batisa lembra que as mulheres ainda são minoria no universo da computação no Brasil.

Vinculada à Sociedade Brasileira de Computação desde 1991, quando ainda era estudante de mestrado, a docente já participou da diretoria da entidade e chegou inclusive à sua vice-presidência, entre os anos de 2015 e 2019, além de atualmente exercer o cargo de conselheira. No ano passado, durante o 42º congresso anual da entidade, em Niterói (RJ), Thaís Batista ganhou o Prêmio Newton Faller da SBC.

SBC

Fundada em 1978, a Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é uma sociedade científica sem fins lucrativos que tem relevante papel na definição de políticas de ciência e tecnologia no país e na América Latina. Também atua na disseminação do conhecimento através da promoção de eventos científicos, publicação de periódicos e manutenção da biblioteca digital da instituição. Além disso, tem se destacado por ter representação ativa em diversos órgãos governamentais e em conselhos e fóruns científicos de indústrias e institutos de pesquisa.