IMD abre 35 vagas para cursos sequenciais gratuitos em tecnologia

Programa oferece formação para pessoas com graduação completa, em andamento ou não concluída
04-07-2023 / ASCOM
PES Curso

Iniciativa que oferece formação gratuita e pontual em diferentes áreas da Tecnologia da Informação (TI), o Programa de Estudos Secundários (PES 2023), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para seu novo processo seletivo de alunos.

Nesta edição, o programa oferece 35 vagas, distribuídas para cursos nas áreas de Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Jogos Digitais. Cada campo conta com cinco vagas.

As inscrições, que seguem abertas até o dia 16 deste mês, acontecem exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFRN) – buscar por “estudos secundários”.

Segundo o regulamento do programa, podem participar do PES pessoas que se enquadrem em uma das situações: disponha de diploma de curso superior, esteja cursando graduação que não seja ofertada pela UFRN ou, ainda, quem já começou um curso de graduação e não chegou a concluí-lo.

Segundo o Edital nº 001/2023, o ingresso no programa acontecerá por meio de uma prova de conhecimentos específicos, que acontecerá no dia 30 de julho e abordará temas relacionados às bases teóricas e práticas de TI, além de outras competências e habilidades necessárias para o ingresso no PES.

O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 4 de agosto e as aulas devem começar já no mesmo mês. Todas as dúvidas podem ser sanadas por meio do e-mail pes@imd.ufrn.br ou pela página de "Perguntas Frequentes" do programa.

Estudos secundários

Enquadrado na categoria de cursos sequenciais, previsto pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, o PES foi especialmente pensado para quem tem interesse em receber formação pontual e específica em temas de TI – campo que hoje abrange várias outras áreas de conhecimento e de atuação.

Assim, com componentes que somam 300 a 360 horas de carga horária, o PES promove ensino de habilidades que podem ser úteis para diferentes profissionais, os quais, muitas vezes, não recebem esse tipo de formação em sua graduação.

Uma vez concluído o curso, que acontece presencialmente no IMD, o egresso recebe uma certificação naquela área de conhecimento, o que não apenas fortalece o currículo como também possibilita ao profissional uma ampliação em sua atuação no mercado de trabalho.

Mais informações estão disponíveis no site do programa.

Turnos

Os cursos do PES acontecem em turnos e horários variados, segundo a oferta de cada Campo do Saber, conforme segue:

• Bioinformática – diurno;
  • Ciências de Dados – majoritariamente diurno;
  • Inovação e Empreendedorismo – diurno/ noturno;
  • Informática Educacional – majoritariamente noturno;
  • Inteligência Artificial – majoritariamente diurno;
  • Internet das Coisas – diurno/ noturno;
  • Jogos Digitais – diurno.

Os horários das turmas também está condicionado à disponibilidade dos recursos humanos e de infraestrutura do IMD e, uma vez escolhido o Campo do Saber, não mais será possível realizar alteração.