IMD discute métodos ativos de aprendizagem em aula inaugural online

Aberto a toda a comunidade, encontro marca início de pós-graduação inédita do Instituto
04-08-2023 / ASCOM
Curso Formação

A Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizará neste sábado (5) sua primeira aula inaugural. Pós-graduação inédita e que abrange tendências do que há de mais moderno no processo de ensino e aprendizagem, a EMAA recepcionará seus novos alunos em um encontro online, totalmente aberto ao público interno e externo à Universidade.

A aula, que acontecerá a partir das 9h, apresentará os ambientes virtuais que serão utilizados no decorrer do curso, bem como abrangerá detalhes sobre como funcionará a nova especialização. Uma de suas especificidades é justamente o fortalecimento de práticas pedagógicas baseadas na participação ativa dos alunos.

“Acredito que será um momento ímpar, que dará o pontapé inicial de execução do curso para fazermos uma apresentação geral. Nesta ocasião, contaremos com a participação de todos aqueles que nos apoiaram para fazer esse curso existir”, explica o coordenador da EMAA Charles Madeira.

Estarão presentes no evento representantes da diretoria geral e diretoria de ensino do IMD, da pró-reitora de gestão de pessoas (PROGESP) e da pró-reitora de pós-graduação (PPG). O acesso à aula inaugural está disponível neste link.

Turma

A primeira turma da EMAA conta com 30 alunos e 20 servidores (docentes e técnicos-administrativos) da UFRN interessados na inovação educacional. De acordo com Charles Madeira, um fato relevante dessa primeira turma é que metade dos discentes já dispõe de titulações como mestrado e/ou doutorado, o que demonstra a relevância da proposta da especialização para obter qualificação.

Ainda segundo Charles Madeira, o curso de pós em Metodologia Ativas de Aprendizagem está alinhado com a nova Política de Ensino da UFRN presente em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029.

Mais informações sobre a EMAA estão disponíveis no site oficial.