IMD identifica e convida 10 jovens com altas habilidades em TI para Talento Metrópole

Alunos são convidados para participar da nova turma do Talento Metrópole 2023
22-08-2023 / ASCOM
Talento Metrópole

Criado para auxiliar na formação acadêmica e no desenvolvimento de jovens com altas habilidades cognitivas/superdotação em TI, o Talento Metrópole, programa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), divulgou nesta terça-feira, 22, o resultado final da identificação de alunos para sua nova turma.

Ao todo, foram convidados 10 estudantes, os quais devem começar suas atividades de formação já nas próximas semanas. Uma vez matriculados no programa, os jovens – discentes dos três últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – devem participar de disciplinas e de atividades complementares, como discussões de filmes, visitas técnicas, tarefas para desenvolvimento do pensamento científico e seminários.

Além disso, os jovens contarão com a orientação de tutores, que são professores pesquisadores da UFRN. Junto a eles, os alunos desenvolverão planos individuais de trabalho, alinhados com seus interesses, habilidades e competências.

Ingresso

O processo de identificação para ingresso no Talento aconteceu em duas etapas. Primeiramente, foram avaliadas competências e habilidades cognitivas de cadas jovem a partir da aplicação de um teste de prospecção.

Os candidatos que obtiveram as médias maiores foram convidados para o Curso de Inverno, o qual reuniu 43 alunos e promoveu uma imersão na temática de jogos de mesa aplicados ao contexto das mudanças climáticas.

Durante uma semana, os participantes se envolveram em diversas atividades, como oficinas de processo criativo e discussões sobre jogos, jogabilidade e aspectos tecnológicos ligados ao universo dos games.

O processo de identificação levou em consideração tanto os rendimentos do teste de prospecção como a performance dos jovens durante o Curso de Inverno, durante o qual foi considerado engajamento, trabalho em grupo, criatividade, entre outros critérios.

Confira os nomes dos alunos da nova turma do Talento Metrópole:

André Isaque da Silva;
Beatriz Andrade Ferreira do Valle,
Danilo Lima Gomes,
Ellen Beatriz P. Silveira,
José Luiz Alves Rodrigues Caetano;
Luísa Bigois Capistrano Nunes Casimiro;
Madson Matheus de Azevedo Morais Correia dos Santos;
Miguel de Lima Fernandes;
Rafael Henrique Melo da Cunha;
Vitor Daniel Lopes dos Santos.

Mais informações sobre o Talento Metrópole podem ser conferidas aqui.