Palestra do IMD aborda segurança na criação de veículos autônomos

Com participação de diretor da ClearSy, evento acontece na próxima sexta-feira no auditório B203
13-12-2023 / ASCOM
Evento Tecnologia

Para contribuir com estudos e debates sobre um dos assuntos mais discutidos no campo da mobilidade, o desenvolvimento de veículos autônomos, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) será palco, na próxima sexta-feira (15), de uma palestra sobre segurança e proteção em sistemas baseados em software.

A apresentação será conduzida por Thierry Lecomte, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ClearSy, empresa francesa especializada em softwares de segurança. Organizado pelo Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software do IMD (SETE/IMD), o evento acontecerá às 9h no auditório B203 da sede do IMD, com entrada franca.

O encontro também é aberto a toda a comunidade, sendo especialmente voltado a alunos e pesquisadores de cursos de Computação e áreas afins. Não é preciso fazer inscrição para participar.

Durante a palestra, Lecomte deverá apresentar aos participantes, de maneira introdutória, os métodos utilizados no desenvolvimento de softwares seguros, que são usados para a criação de veículos autônomos, como carros e trens.

Além disso, a palestra também abordará como acontece a proteção e segurança em veículos desse tipo e quais são os desafios a serem enfrentados nesse processo.

Com 30 anos de experiência em ações de P&D, Thierry Lecomte já trabalhou em projetos industriais nas áreas automotiva, Saúde, Microeletrônica, Energia Nuclear, Ferrovias e Espacial. Hoje é diretor da ClearSy, onde atua desde 2006.