IMD investe em aulas nas férias para beneficiar alunos de graduação

Curso de Verão conta com 247 alunos matriculados. Estudantes de outros cursos também se inscrevem
22-01-2024 / ASCOM
BTI Curso Formação

Para beneficiar alunos de graduação que desejam aproveitar as férias para estudar, ou pôr em dia sua formação acadêmica, a Diretoria de Ensino do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) ofereceu, nesse período de início de ano, nove disciplinas extras. A procura foi tão grande que uma turma chegou a mais de 100 solicitações de matrícula.

Conhecido por sua estrutura curricular flexível, a qual beneficia alunos que optam por escolher, eles mesmos, o rumo de sua formação profissional, o Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) teve turmas abertas por diferentes motivações, que, segundo a Diretoria de Ensino do IMD, variam de acordo próprio contexto do estudante.

“Alguns escolheram participar por verem vagas em turmas que eles não conseguiriam preencher no período regular, por exemplo. Outros buscaram adiantar o BTI ou se manter nivelados, ou mesmo buscaram aproveitamento de disciplinas. São várias as motivações”, comenta Ismênia Blavatsky, diretora de ensino do IMD.

Ao todo, foram 247 alunos matriculados nas disciplinas ofertadas no Curso de Verão, que contou com o apoio de professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) para ministrar duas delas.

Ainda segundo a professora, a procura por parte dos alunos foi ainda maior do que o número de matrículas. Além do BTI, as disciplinas também receberam discentes de outros cursos da UFRN, como Direito, Pedagogia, Física, Filosofia, entre outros.

Aluna do terceiro período do BTI, Rita Helena Santos conta que optou por estudar nas férias para cursar Ética e Dados, disciplina altamente concorrida no âmbito da graduação. “Era uma disciplina que eu queria muito pagar, especialmente pela metodologia aplicada nas aulas, e também aproveitei essa oportunidade para não ter que ficar tanto tempo em casa”, comenta a discente.

Rita Helena conta que, até o momento, seu interesse profissional é atuar na área de Engenharia de Software

A aluna, que tem deficiência visual, vive no município de João Câmara, e se desloca ao IMD sempre que acontecem as aulas presenciais, nos períodos matutino e vespertino.

Além de Ética e Dados, outras oito disciplinas foram ofertadas no Curso de Verão, dentre elas: Fundamentos Matemáticos de Computação 2, Desenvolvimento de Sistemas Web 1, Linguagem de Programação 2, Matemática Elementar, entre outras.

Novas vagas

Assim como nos últimos anos, o Bacharelado em TI do IMD abriu, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), 300 novas vagas para alunos em 2024, sendo 180 para o período integral (matutino e vespertino) e 120 para o noturno. As aulas estão previstas para começarem no primeiro período deste ano, em 26 de fevereiro.

Com formato interdisciplinar, o Bacharelado em TI do IMD é um curso com currículo flexível de disciplinas – característica importante para estudantes que optam por compor sua formação segundo os próprios interesses profissionais.

Isso acontece por meio da possibilidade do aluno do BTI escolher, após cursar as disciplinas básicas, seguir sua formação a partir de “ênfases” ou escolher sua própria grade curricular, orientando-se, se preferir, por diferentes “áreas do conhecimento”.

No primeiro caso, as opções são Computação ou Desenvolvimento de Software. Já as áreas do conhecimento trabalhadas nas disciplinas são oito: Inovação e Empreendedorismo; Informática Educacional; Internet das Coisas; Ciência de Dados; Produção de Jogos Digitais; Bioinformática; Inteligência Artificial e Sistemas de Informação de Gestão.