Estudantes devem ficar atentos às possibilidades do período de rematrícula

IMD orienta alunos do BTI sobre alternativas em casos de indeferimentos de matrícula
26-01-2024 / ASCOM
BTI

Com o período do processamento de matrículas chegando ao fim nesta sexta-feira (26), a Coordenação do BTI e a Diretoria de Ensino do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) orientam os estudantes do curso a ficarem atentos aos resultados e às possibilidades de tentarem alternativas em casos de indeferimento.

Para o semestre letivo de 2024.1, o IMD está ofertando 141 turmas no âmbito do BTI, além de outras 20 turmas disponibilizadas pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) que contribuem de forma importante para atender à demanda do Instituto.

Períodos de matrícula

O coordenador do BTI, professor Gustavo Girão, destaca que existem outro dois períodos de matrícula na UFRN nos quais é possível, principalmente em caso de indeferimento, buscar vagas em novas disciplinas que vão ser ofertadas. Trata-se da rematrícula, que neste ano acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, e da matrícula extraordinária, que pode ser feita entre 4 e 22 de março.

Já a diretora de ensino do Instituto, professora Ismenia Blavatsky, aponta que, nesses casos, o estudante deve ficar atento a algumas possibilidades. Uma delas é procurar, na rematrícula, turmas da mesma disciplina ofertadas em outros horários nos quais ele possua disponibilidade.

Outras unidades

Ela também indica a alternativa do estudante buscar em outras unidades da UFRN disciplinas que sejam equivalentes àquela que ele deseja cursar. “Por exemplo, um aluno que precise cursar Cálculo e que não conseguiu uma vaga aqui, pode ir a qualquer outro departamento que oferte Cálculo, que provavelmente vai ser equivalente à disciplina ministrada no Instituto”, explica Ismenia Blavatsky.

A docente ainda detalha que, para verificar disciplinas equivalentes, o estudante deve checar o código do componente curricular em questão e fazer uma busca no SIGAA, que irá mostrar uma lista de equivalências em outros departamentos da universidade.

“Acontece muito de termos componentes equivalentes no DIMAp, com o qual inclusive fazemos parcerias visando a atender uma parte da demanda do Instituto, mas isso também ocorre, por exemplo, na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) e em departamentos do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)”, conta ela.

Possibilidades de escolha

A diretora de ensino do IMD chama a atenção para o fato de que, entre o período atual de processamento das matrículas e o de rematrícula, podem ser realizadas modificações que vão influenciar as possibilidades de escolha do estudante, como é o caso do aumento do número de vagas em alguma turma ou mesmo a criação de uma nova.

Além disso, os estudantes que tenham realizado alguma disciplina durante as férias de verão que porventura seja pré-requisito para outra, também terão suas oportunidades de escolha aumentadas.

Medidas

O IMD vem tomando uma série de medidas para aumentar o número de vagas ofertadas para os estudantes do BTI, segundo conta a professora Ismenia. Uma delas foi a ampliação da carga horária docente e outra, o crescimento de turmas no período de férias de verão, chegando ao número de nove delas, que tiveram 247 alunos matriculados.

O Instituto ainda conseguiu, com o apoio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), acrescentar uma vaga ao seu quadro de professores substitutos temporários e obteve, para superar limitações de espaço, a cessão de salas no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) e no Instituto do Cérebro (ICE).