Metrópole Parque firma parceria com Proex para beneficiar empresas juniores

Parceria visa apoiar a condução de eventos mensais e facilitar a formação de empreendedores
01-02-2024 / ASCOM
Parque Tecnológico Parceria

Alinhado ao objetivo de impulsionar conexões, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) firmou, nessa terça-feira (30), uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFRN) que visa beneficiar alunos engajados na condução de empresas juniores no Campus Universitário.

Em reunião realizada no espaço de coworking das empresas juniores da UFRN, inaugurado em dezembro de 2023, foi oficializada a parceria – que garante apoio institucional e divulgação por parte do Metrópole Parque a diferentes projetos de extensão. Essas iniciativas são o Café, Livros e Empreendedorismo e o Cine Empreendedor.

Esses projetos são gerenciados pela Proex em parceria com a Central de Empresas Juniores da UFRN e visam promover discussões que fortaleçam a formação empreendedora.

Para isso, as atividades promovidas dão conta de debates de livros e filmes sobre empreendedorismo, gestão, ética, inovação, entre outros temas.

Ambos os projetos contam com o espaço de coworking de empresas juniores da UFRN, localizado no Centro de Convivência da Universidade. Para esse local, estão previstos encontros mensais, frutos dos projetos de extensão apoiados pelo Metrópole Parque.

Além do suporte aos projetos, a parceria também facilita a formação de empreendedores que também desejem trabalhar no segmento da Tecnologia da Informação, oportunizando a criação de negócios que, uma vez estabelecidos na capital potiguar, associem-se ao polo de TI do IMD.

Durante o encontro que oficializou a parceria, estiveram presentes Rodrigo Romão, diretor do Parque, Graco Aurélio Viana, pró-reitor de Extensão, e Kleber de Sousa, coordenador da Central de Empresas Juniores.

Empresas juniores

Cada vez mais atuantes no âmbito da UFRN, as empresas juniores hoje recebem apoio de diferentes iniciativas. Atualmente, a Universidade conta com 40 negócios desse tipo, dos quais cerca de 14 são da área de tecnologia.

“Estamos focados no empreendedorismo e na inovação e o que realmente importa é que esse coworking tenha asas para voar alto. Acreditamos que, ao alçar voos mais amplos, poderemos impulsionar ainda mais o desenvolvimento e a colaboração em nossa comunidade universitária”, comenta o pró-reitor de extensão Graco Viana.

No âmbito do IMD, o empreendedorismo é um dos pilares que conduz iniciativas como projetos e parcerias. Exemplo disso é o próprio Metrópole Parque, que abre portas para quem tem interesse em criar ou desenvolver negócios em TI.

Hoje, o polo tecnológico do IMD abrange mais de 100 empresas credenciadas, além de mais de 20 startups associadas ao seu programa de incubação.