Diretório Acadêmico promove Semana de Integração para novos alunos do BTI

Evento vai acontecer entre os dias 26/02 e 01/03, contando com atividades ao longo de toda a semana
19-02-2024 / ASCOM
Evento

O Diretório Acadêmico Ada Lovelace (DAAL) vai realizar, a partir do dia 26 de fevereiro, a Semana de Integração dos Alunos do BTI. O evento é voltado aos estudantes que estão ingressando no curso a partir deste semestre letivo e vai se constituir em uma série de atividades para esclarecer detalhes sobre o BTI e também a respeito do ambiente universitário e de atividades extracurriculares de modo geral.

O secretário-geral do diretório acadêmico, Pablo Paiva, destaca a importância desse tipo de acolhimento aos estudantes. “Quando entramos na universidade, estamos mudando o conceito do que estamos fazendo no planeta Terra”, brinca ele. “Eu mesmo cheguei com medo, pensando no que iria acontecer e o que iria fazer da minha vida a partir daquele momento”, conta.

“Então, é muito importante existir um evento de integração para acalmar as pessoas e dizer o que a universidade tem a oferecer. É importante inclusive para os alunos entenderem que não estão sozinhos, que podem conversar e ter o apoio necessário, tanto do Instituto como dos próprios colegas”, destaca Paiva.

Programação

A programação do evento vai começar, na segunda-feira, dia 26, com uma visita guiada pelo prédio do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), com dois horários disponíveis, às 10h50 e às 16h50, com o início dos encontros acontecendo no saguão do térreo do IMD. Os estudantes interessados devem fazer a inscrição através do formulário eletrônico disponibilizado pelo DAAL.

Já na terça-feira, será realizada a palestra “A vivência na UFRN”, na sala B-204, na qual será feita a apresentação de diversas entidades estudantis existentes na universidade. Estarão presentes representantes do DAAL, do Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PET CC), da Associação Atlética Acadêmica Tirana e da organização estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Ainda na terça-feira, será realizada uma palestra de “Apresentação do Currículo do BTI”, na qual serão debatidos detalhes como as ênfases do bacharelado, o Programa de Estudos Secundários (PES), e o chamado Segundo Ciclo. A exposição será feita pelo DAAL a partir das 18h45, na sala A-308 e se repetirá na quarta-feira, às 16h50, na sala B-204.

Roda de conversa

Na quarta-feira também vai acontecer a “Roda de Conversa: entendendo como o BTI e o IMD podem ajudar os estudantes”, a partir das 14h55, nas salas B-204 e A-306. O encontro contará com as participações da Coordenação do Curso, do Setor de Apoio a Práticas Educacionais (SAPE) e da Assessoria de Comunicação do IMD.

A mesma Roda de Conversa vai se repetir no turno da noite da quarta-feira, às 18h45, na sala B-203, além da quinta-feira, às 16h50, na sala B-204.

A Semana de Integração vai se encerrar na sexta-feira com a “Mesa Rodonda: Tirando dúvidas com o DAAL”, contanto com a participação, além do Diretório Acadêmico, também da Associação Atlética Acadêmica Tirana. O encontro vai se dar às 13h, na sala B-204.

Toda a programação do evento está disponível no site do Diretório Acadêmico. Dúvidas a respeito da Semana de Integração também poderão ser tiradas através do e-mail daal@imd.ufrn.br. As atividades serão transmitidas ao vivo através da página do DAAL no Youtube.