IMD discute inovação no setor de Contabilidade em evento com Synchro

Encontro reuniu bolsistas e profissionais para debates sobre IA, Marketing e Legislação Tributária
20-03-2024 / ASCOM
Evento TI Empresas

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou, na última segunda-feira (18), um evento promovido pela Synchro, maior provedora de soluções tributárias do Brasil. O encontro contou com debates e apresentações sobre o andamento do SynchroArch, projeto de inovação tecnológica conduzido junto à empresa.

A proposta central do evento foi compartilhar experiências profissionais e insights do setor de Contabilidade no Brasil, além de apresentar os desafios enfrentados no mercado. No âmbito do projeto com o IMD, a proposta visa modernizar a infraestrutura de sistemas já utilizados pela corporação, aumentando sua eficiência em serviços de cálculos tributários, emissão de notas fiscais, entre outras atividades.

Na ocasião, Bruno Proença, gerente de tecnologia na Synchro, expressou o valor da parceria especialmente para a formação de recursos humanos: "essa iniciativa surgiu através de uma indicação. Conhecemos o IMD e hoje envolvemos alunos de graduação e de pós-graduação para fazerem esse trabalho junto à Synchro”.

Thais Batista, professora titular do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), avaliou o projeto como uma iniciativa de sucesso: "podemos dizer que essa é uma parceria muito bem-sucedida, tanto na área de pesquisa como no desenvolvimento e na inovação tecnológica".

Os tópicos discutidos durante o evento abrangem desde Inteligência Artificial (IA) e Marketing até Legislação e Reforma Tributária. Além disso, foram explorados temas como parcerias estratégicas, proteção de dados sensíveis, cibersegurança e mudanças no cenário tecnológico e regulatório do Brasil.

O evento atraiu um público diversificado, incluindo profissionais da Synchro, pesquisadores da UFRN e estudantes interessados em tecnologia e Contabilidade. Entre os palestrantes, participaram diretores, gerentes e um arquiteto de software da empresa de TI.

Synchro

No mercado desde a década de 1990, a Synchro hoje é detentora de soluções fiscais conhecidas por controlar e reduzir custos e riscos fiscais. Essa missão é atrelada a uma das demandas mais comuns quando o assunto é Contabilidade no Brasil: a complexa realidade tributária no país.

Sendo assim, a empresa oferece uma variedade de soluções tecnológicas e contábeis, como apuração de contribuições sobre receitas, escrituração de ICMS e IPI, entre outras.