Fórum reúne especialistas para discutir futuro e ações em Bioinformática

Evento reúne coordenadores de pós-graduações em Bioinformática de todas as regiões do país
12-04-2024 / ASCOM
Evento Bioinformática BioME

O programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), promoverá, nos próximos dias 17 e 18, o Fórum de Pós-graduação em Bioinformática. O encontro debaterá o futuro desse campo de estudo no Brasil e contará com pesquisadores e docentes de todo o país.

O evento acontecerá no auditório do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, a partir das 17h do primeiro dia. A proposta é discutir, sob uma perspectiva nacional, um amplo panorama da Bioinformática, abrangendo perfil de docentes e discentes, desafios e oportunidades para a formação na área e estratégias para os próximos anos.

Aberto à toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia, o Fórum contará com a participação de especialistas renomados, o que inclui pesquisadores da área de Ciências Biológicas I (CBI), profissionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e docentes de diversas universidades do Brasil.

Nessa proposta, estarão presentes as professoras Célia Soares (UFG), Andréa dos Santos (UFPA) e Raquel Minardi (UFMG), além dos docentes Augusto Schrank (UFRGS), Carlos Menk (USP), Valdir Balbino (UFPE) e Robson Francisco de Souza (USP). Para a representar a UFRN, também estarão presentes os docentes Rodrigo Dalmolin e Sandro de Souza.

Para Dalmolin, coordenador do PPgBioinfo e organizador do evento, o Fórum é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da Bioinformática no Brasil.

“A discussão sobre pós-graduação em Bioinformática é fundamental para garantir a qualidade e relevância desses estudos. No Brasil, vemos um crescimento no interesse e na capacidade de pesquisa nessa área, mas também enfrentamos desafios, como acesso a recursos, infraestrutura e formação de novos bioinformatas. Portanto, o Fórum contribuirá para discutirmos isso e planejar ações para os próximos anos”, afirma o docente.

Programação

DIA 17 DE ABRIL:

  • 17h - Abertura e boas-vindas (Prof. Rodrigo Dalmolin - UFRN);
  • 17h10 - Área CBI e a PPG-Bioinfo da UFRN (Prof. Célia Soares - UFG).

DIA 18 DE ABRIL:

  • 8h30 - Histórico da Bioinformática na Capes (Prof. Augusto Schrank - UFRGS);
  • 9h15 - A bioinformática na CBI (Prof. Carlos Menck - USP; Prof. Valdir Balbino - UFPE);
  • 10h15 - O perfil do ingressante: Formação de recursos humanos em nível de graduação (Profa. Andrea Ribeiro dos Santos - UFPA);
  • 11h10 - Impactos da multidisciplinaridade em bioinformática: Publicações e colaborações em bioinformática (Prof. Robson Francisco de Souza - USP);
  • 13h30 - Empreendedorismo (Prof. Sandro de Souza - UFRN);
  • 14h20 - Interação com a indústria (Profa. Raquel Minardi - UFMG);
  • 15h10 - Empregabilidade em bioinformática (Egressos do PPgBioinfo);
  • 16h - Encerramento: encaminhamento de ações.