Comunicação eficaz no meio empresarial é tema de oficina da Inova

Workshop foi realizado pela psicóloga e coach Taciana Chiquetti
30-05-2019 / ASCOM
Inova

Um fator básico para manter o bom funcionamento de uma organização é a sua comunicação. No cenário empresarial, ela pode ser entendida como uma ferramenta estratégica para interligar colaboradores, de forma a proporcionar o entendimento mútuo, ou seja, que a mensagem seja compreendida de forma clara por todos e que a organização alcance assim seus objetivos de forma eficaz.

Mas como o empreendedor deve começar a aplicar essa ferramenta em sua rotina produtiva? Por onde começar?

Quem responde essas perguntas é a psicóloga e coach Taciana Chiquetti, que ministrou, na tarde desta quinta-feira (30), a oficina “Comunicação eficaz”, workshop direcionado às startups inseridas nos programas de incubação e pré-incubação da Inova metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico.

A oficina foi um momento de discussão, bate-papo e orientação no que diz respeito ao aprimoramento profissional, com ênfase no processo de comunicação, e sua eficácia, no meio organizacional. Dinâmicas integrativas também foram exploradas pela psicóloga, que enfatiza a importância de um bom relacionamento entre os colaboradores de empresas para que esta atinja seus objetivos.

“A aplicação de uma boa comunicação eficaz é importante para aqueles que empreendem porque eles estão a todo momento se comunicando, seja com colegas, com o cliente, na prospecção de novos clientes, entre outras situações. Dessa forma, se eles (empreendedores) se comunicarem de forma eficaz, terão um melhor resultado final”, destaca Taciana.

A psicóloga ainda aponta que a forma como nos comunicamos está diretamente relacionada às emoções e, por isso, é necessário possuir autoconhecimento para comunicar-se melhor.

“Ao longo desse workshop falamos bastante sobre o autoconhecimento. Não adianta só fazer um curso de oratória, ou ter uma boa expressão corporal se a gente não cuidar daquilo que nós sentimos. Isto porque uma das coisas básicas para se ter uma boa comunicação é administrar nossas emoções e exercitar nossa empatia, e só conseguimos isso quando temos um bom conhecimento sobre nós mesmos”, aponta.

Para finalizar a oficina, Taciana elencou algumas dicas que podem ser aplicadas para melhorar a comunicação da organização, tais como “rotinas comunicacionais” e “feedback”, bem como destacou os resultados positivos gerados a partir da comunicação eficaz.