Convênio da UFRN e Ampern amplia uso de tecnologia na segurança pública do RN

Plataforma criada no âmbito do IMD e Ciosp deve ser expandida para todo o estado
17-10-2022 / ASCOM
TI Smart Metropolis Tecnologia

Foto: Wilderson Queiroz

Colaboradores do Smart Metropolis – projeto do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializado em Cidades Inteligentes – comemoraram, na última semana, um novo passo para a maturação da Central de Atendimento e Despacho (CAD), solução tecnológica voltada à área de segurança pública.

Criada para integrar dados e otimizar a gestão policial no estado potiguar, a plataforma passará a receber verbas da Associação do Ministério Público do Estado do RN (Ampern), destinadas a inovações no sistema e sua implantação em outros municípios, a começar por Mossoró.

O acordo foi firmado na última quinta-feira, 13, em reunião na Reitoria da Universidade. Na ocasião, o vice-reitor, Henio Miranda, conheceu mais detalhes da CAD.

A plataforma foi criada pelo Smart Metropolis em parceria com policiais desenvolvedores de TI do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Otimização policial

Em funcionamento há dois anos, a Central tem como principal funcionalidade integrar dados para auxiliar o gerenciamento e otimização de atividades policiais, como recebimento de ligações telefônicas para o número 190, envio de viaturas e monitoramento de ocorrências em tempo real.

“Vamos promover inovações na CAD, que, em breve, estará em todo o Rio Grande do Norte”, vislumbrou o coordenador do Smart Metropolis, Frederico Lopes.

Na reunião da última semana, a plataforma foi elogiada pelo secretário de segurança pública do RN, coronel Francisco Araújo Silva, e pelo coordenador do Ciosp, coronel Kleber Macedo. Segundo eles, antes da CAD, a unidade policial da grande Natal dependia de empresas que cobravam altos valores para manutenção do sistema anterior.

Com a assinatura do convênio, os executores da CAD visam expandir o seu uso, tarefa cujo apoio da UFRN é de suma importância, conforme enfatiza Elaine Cardoso, procuradora-geral de Justiça do Estado.

Para prestigiar a assinatura do acordo, também participaram do encontro o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo e a presidente da Ampern, Juliana Limeira Teixeira, além de representantes dos órgãos envolvidos.